quinta-feira, 21 de junho de 2018

Transporte e Locomoção no Japão



Devido a acessibilidade, necessidade e muitas vezes até mesmo conforto e luxo de quem vive no Japão, a demanda por carros cresce exponencialmente. Mas qual a necessidade, o procedimentos necessários e todos os pormenores envolvidos no processo?

pra quem deseja viver no Japão, o carro é considerado por muitos como o uma necessidade, superando até mesmo a necessidade de se ter um carro quando se vive no Brasil, mas é isso mesmo?
O transporte público no Japão é sim extremamente organizado, mas é muito complicado e não tão cômodo para uso cotidiano, seja por seus preços ou mesmo por acessibilidade. Isso inclui lógico o fator de não sabermos como funcionam exatamente os itinerários (principalmente dos ônibus) e também o fator "preguiça" que as pessoas tem de saber mais sobre o assunto. Na maior parte das regiões os horários de transporte público são muito limitados, no caso de ônibus e quanto aos trens, a quantidade de linhas disponíveis em estações que possuem apenas duas plataformas de embarque e desembarque (algumas apenas uma, acredite) dificulta muito a locomoção e muitas vezes causa atraso.
Inicialmente é óbvio que para se locomover, você vai depender de bicicleta, ônibus e trens, mas e caso você queira tirar sua habilitação e comprar um carro, compensa?
Um carro no Japão sai relativamente barato, principalmente se você quiser um carro apenas para uso cotidiano e não quiser um automóvel de luxo, podendo optar inclusive por um modelo usado, o que diminui muito o custo de compra. Já a habilitação...
Venha com habilitação do Brasil, facilita muito o processo, já que o processo de transferência da habilitação brasileira para a japonesa é mais fácil, rápido e barato do que o processo de habilitação nova no Japão. Para se ter uma idéia, o custo, tempo e dificuldade de uma habilitação no Japão compensa menos do que estar no Japão e ir até o Brasil para tirar a habilitação e voltar para o Japão para transferir... Recomendo inclusive que caso você esteja planejando vir para o Japão e não tenha habilitação, que invista nisso antes de vir, acredite que será melhor.

Modelo de Habilitação Japonesa

Processo de habilitação japonesa sem possuir a brasileira:

  • Custo de 300 mil ienes
  • Duas provas escritas, uma de 50 questões, sendo necessário acertar no mínimo 45 e uma de 100 questões, sendo necessário acertar no mínimo 90.
  • É necessário decorar em média de 3 percursos, um totalmente diferente do outro (dependendo do local onde a habilitação será tirada), para que na hora da prova você faça um que será sorteado ao acaso momentos antes.
  • Prova de volante na rua.
  •  Geralmente no pacote da auto escola que custa esse valor acima descrito, estão inclusas as apostilas para as provas escritas e uma quantidade limitada de aulas práticas, pagando a mais caso necessário mais aulas e uma tentativa de cada prova, pagando pelo transporte até o menkyo center (centro de habilitação) e as taxas das provas. Cada transporte a mais custa cerca de 5 mil ienes apenas o transporte.


Processo de transferência de habilitação brasileira para habilitação japonesa:

  • Geralmente feito por auto escolas brasileiras e/ou tradutores, tem um custo médio de 25 mil ienes.
  • Uma entrevista inicial no menkyo center, onde eles farão perguntas sobre o processo da CNH no Brasil
  • Uma prova escrita, de 10 questões, sendo necessário acertar no mínimo 7.
  • É necessário decorar um percurso. Dependendo do menkyo center, 2 percursos, sendo que um é igual o outro, apenas invertido, sendo sorteado um na hora da prova, mas geralmente é apenas um.
  • Geralmente no pacote cobrado para a transferência, está incluso seis meses de assessoria, levando ao menkyo center quantas vezes necessário (mesmo que seja para refazer uma prova que se reprovou). Há ainda o valor de 3 mil a 5 mil ienes pela tradução da CNH brasileira, que deve ser feita na JAF(Japan Automobile Federation,Federação Japonesa Automobilística), órgão responsável pela regulamentação de trânsito no Japão, custos das aulas de volante, custos das provas (algo que gira em torno de 3 mil ienes por prova) e o valor da emissão da carta, que também gira em torno de 3 mil ienes.


A lista de documentos requeridos para a transferência de habilitação brasileira para a japonesa  e modelos de provas escritas estarão disponíveis na seção de downloads.

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