sexta-feira, 3 de junho de 2016

Se Preparando para a Viagem


Iniciando a nova seção do blog (Sobrevivendo no Japão), vou falar sobre a preparação para a viagem não só do que se precisa colocar nas malas como a preparação psicológica. Leiam até o final, colocarei informações muito importantes que esquecem de nos avisar.



  • Em primeiro lugar, defina seus objetivos e mantenha-os 100 % em sua mente em 100% do tempo, já que serão eles que ajudarão você a se manter no caminho certo e a não ter problemas graves como depressão. Parece besteira e papo de auto-ajuda, mas é verdade, pra quem nunca veio pro Japão, é horrível. Se possível, procure viajar acompanhado, mesmo que não vão dividir moradia. Alguém com experiência no Japão será melhor ainda.
  • Definido seus objetivos e tendo certeza do que quer, corra atrás da documentação (a lista está disponível na seção de downloads).
  • Ao escolher a agência, pesquise antes sobre sua reputação e procure analisar bem se eles são realmente confiáveis e não exigem nada absurdo(minha próxima postagem falará exatamente disso).
  • Ao escolher o local de sua estadia, pense bem onde vai escolher. Lugares onde tem muito estrangeiros são mais fáceis de se adaptar devido a acessibilidade para estrangeiros que o local possui(principalmente se não souber o idioma), porém, você tende a não se acostumar com a cultura e aprender o idioma, o que é ruim. Lugares onde tem poucos estrangeiros são mais difíceis de se adaptar, porém, é uma imersão muito maior na cultura, além de aprender o idioma muito mais rápido(acredite, no Japão você acaba aprendendo rápido).
  • Viaje para o Japão tendo habilitação pelo menos categoria B. Se não tiver tirado habilitação ainda, tire, espere uns quatro meses(esse tempo de carta é necessário para conseguir fazer a transferência de habilitação no Japão) e viaje. Carro no Japão é muito mais necessário do que estando no Brasil, já que a acessibilidade é muito precária e cara, tirar uma habilitação do zero no Japão é difícil e caro e se consegue comprar carro com muita facilidade. Não se esqueça de ir até o posto do Detran(ou do órgão responsável na sua cidade) e solicitar um prontuário da carta, que não pode ser a simples impressa da internet, deve estar assinada e carimbada pelo órgão, sem esse prontuário da carta não é possível fazer a transferência.


Agora que você já decidiu que vai viajar, vamos as preparações

  • Ao arrumar as malas, busque levar o necessário, e com isso eu digo que não precisa levar uma quantidade grande de roupas, acredite. Leve objetos que você use em seu cotidiano. 
  • Coloque as roupas em sacos a vácuo, aqueles que se guarda as coisas e depois tira o ar com aspirador de pó, são milagrosos.
  • Se você tiver notebook, leve, já que um novo no Japão não é tão caro, mas você não vai conseguir comprar logo no início.
  • Para conseguir manter o contato com a família e amigos no Brasil, leve seu smartphone, já que todas as lojas de conveniência possuem wi-fi livre e o comércio mais comum no Japão são as lojas de conveniência.
  • A quantidade de dinheiro a ser levada varia de acordo com a pessoa, já que vai muito de como ela se controla com os gastos, eu recomendo levar cerca de 100.000 Ienes, sendo que alguns gastos no início serão imprescindíveis, tendo em vista que sua moradia não terá nada para sua vivência.
  • Monte uma farmacinha e coloque na mala, remédios no Japão não se vendem tão facilmente quanto no Brasil e se for comprar, precisa passar no médico antes e o médico é pago.
  • Arrumar as malas é importante, porém, extremamente doloroso. Quando vamos arrumar as malas, vem vários sentimentos e vários pensamentos, que nos fazem chorar e pensar em desistir. Eu recomendo que se vá deixando separado o que vai ser colocado na mala e arrume um dia antes, fica mais fácil de lidar com a situação.
  • Após ter a data marcada, o período que se antecede a viagem se torna muito torturante, procure manter sua mente longe da viagem, mesmo se estiver fazendo preparativos.
  • Muitas vezes, alguns membros da família e parentes vão dizer que não vão até o aeroporto. Não se chateie com isso, entenda que ver uma pessoa querida partindo é algo doloroso e nem todos conseguem lidar com isso.
  • Quanto a bagagem, as agências vão te informar que você tem direito a levar 3: duas de no máximo 32kg e 158cm somando todos os lados(altura, largura e profundidade incluindo rodinha e alça retrátil fechada) para despachar no bagageiro e uma de no máximo 5kg e 115 cm (algumas companhias aéreas acabam fazendo vista grossa se chegar até no máximo 7 kg, mas não conte com isso) para levar junto no avião. Porém, o que não falam, é que dá sim pra levar mais uma bagagem de mão, geralmente falam que uma bolsa de notebook passa, mas da pra levar uma mochila pequena, onde fica melhor colocar os aparelhos eletrônicos(NUNCA coloque seus aparelhos eletrônicos na bagagem para despachar), bagagem que passará sim pelo raio X(alguns aparelhos eletrônicos serão solicitados que se retire da mala ao passar no raio X, incluindo notebooks) mas não será pesada. Então pegue uma mochila pequena e soque o máximo de coisas que conseguir.
  • Tenha certeza absoluta de que deseja viajar, já que o psicológico vai exigir muito isso.
Eu acho que por enquanto é só. Acompanhem o blog e a página no facebook para acompanharem as próximas postagens. As nas duas próximas irei abordar o que se deve verificar antes de fechar negócio com a agência e como funciona a vida no Japão, que é importante saber antes de viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário